Com a intenção de discutir políticas, valorização e direitos dos jovens, o Instituto Marco Zero da Amazônia (IMAZA), em parceria com o Governo do Estado do Amapá, realizou o Fórum Nacional de Gestores de Juventude. O evento serviu como espaço para discussão e debates acerca dos principais problemas que afligem a juventude.

O Imaza que possui como característica a força transformadora na defesa de direitos humanos, na preservação ambiental e promoção cultural da região amazônica, esteve fazendo parte da organização do evento. Priscila Magano, secretária de Estado da Juventude, considera fundamental a troca de experiências.

“É importante o fórum nacional, quando recebemos toda a nossa juventude com o propósito de ser uma força transformadora para os debates e troca de experiências. Uma forma de mostrarmos a nossa realidade e até demonstrar que temos, por exemplo, o Amapá Jovem que é programa estadual que só tem rendido frutos para a nossa juventude”, destacou.

Luiza Miranda, vice-presidente Estadual do Conselho de Juventude, afirma que a caravana reunindo a juventude de vários lugares, contribui para conhecer a realidade de cada localidade e assim, criar mecanismos para importantes direitos que precisam ser garantidos.

“Importante debater os avanços da juventude e esse fórum, a caravana federativa, mostra que temos múltiplas características da juventude. Vivemos na Amazônia, no Amapá e essa diversidade econômica, cultural e social é importante. Isso demonstra que precisa avançar”, alertou.

A estudante Gabriele Rodrigues, destacou que o programa Amapá Jovem que completa este ano, 20 anos de existência é uma demonstração de que os direitos da juventude, precisam ser fortalecidos e incentivados aos mais jovens.

“É fundamental a juventude se atentar para os seus direitos. Temos aí o Amapá Jovem que valoriza, mas para que haja a continuidade, é necessário criar a mentalidade de lutar pelos nossos direitos juntos com os mais jovens”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *